segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENEM 2012 - UENF



Enem 2012: inscrições de 28 de maio a 15 de junho O Enem 2012 dará acesso aos 16 cursos presenciais da UENF em 2013. Foto: vista parcial do campus Leonel BrizolaAs inscrições para o Enem 2012, cujas notas serão integralmente utilizadas para acesso aos cursos de graduação presencial da UENF em 2013, estarão abertas das 10h de 28/05/12 até as 23h59 do dia 15/06/12. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 04/11/12. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e o candidato deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição. Para os demais casos, a taxa é de R$ 35,00 e deve ser paga até o dia 20/06/12, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada. Como informa a Assessoria de Comunicação do MEC, a nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em uma lista de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas para intercâmbio no exterior. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 04/11/12, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. Leia mais na página do MEC.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrição para o Enem começa na próxima segunda-feira

Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h
de segunda-feira(28) até as 23h59 de 15 de junho

Planejamento escolar

 
Professores já podem baixar as orientações para 2012

Prezados Professores,

Em fevereiro, a sua escola receberá os livros dos Currículos Mínimos 2012. Este material irá servir como referência a todas as nossas escolas, apresentando as competências e habilidades básicas que devem estar contidas nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre. Neste ano, disponibilizaremos o Currículo Mínimo das 12 disciplinas da base Nacional comum apenas para o Ensino Regular.

IMPORTANTE:

Para o início de 2012, foram desenvolvidos os Currículos Mínimos para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio Regular de todas as componentes curriculares. Dentro de um contexto de priorização das necessidades, entendemos que esta modalidade de ensino teve urgência no estabelecimento de um Currículo Mínimo.

No momento, estão disponíveis os Currículos Mínimos 2012 das seguintes disciplinas:
História

Todavia, estamos cientes da necessidade de elaborarmos currículos diferenciados para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e Curso Normal em Nível Médio. Para atender estas modalidades, trabalharemos durante o ano de 2012. Por enquanto, os professores que atuam nessas modalidades devem seguir as seguintes orientações: Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental também podem contar com as Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.


Orientações Curriculares: EJA e Curso Normal em Nível Médio

Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e no Curso Normal em Nível Médio podem buscar referências também nos livros da antiga Reorientação Curricular, de 2006, para planejar as suas práticas:


Contamos com a utilização deste Currículo Mínimo por todos os professores da rede estadual de ensino. Estamos à disposição, pelo endereço eletrônico curriculominimo@educacao.rj.gov.br, para esclarecimentos e sugestões, comentários e críticas, que serão bem-vindos e necessários à revisão reflexiva das nossas ações.
É possível entrar em contato direto com a equipe de cada disciplina, pelos e-mails:

Secretaria de Educação convoca 101 professores aprovados em concursos


Docentes devem se apresentar a partir da próxima quarta-feira, dia 30

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial, desta quinta-feira (24/05), a convocação de 101 aprovados nos concursos para professor realizados em 2009 e 2011. No total, foram chamados 38 professores do concurso de 2009 e 63 do concurso de 2011.

Dos convocados de 2009, todos são para carga horária de 16 horas semanais, enquanto dos convocados pelo concurso de 2011, 42 são para carga de 16 horas semanais e 21 para carga de 30 horas semanais.
A convocação também será feita por e-mail e telefone, fornecidos no ato da inscrição. Em caso de dúvida, o candidato pode entrar em contato com a Coordenadoria de Seleção e Controle de Pessoas, pelos telefones: 2333-0682 e 2333-0693.

Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de Identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Os habilitados pela Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Regional serão encaminhados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, para exame médico pré-admissional.

O concurso de 2009 visa ao preenchimento inicial de 5.387 vagas, para professores com carga de 16 horas semanais. A validade é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
 
Já o de 2011 visa ao preenchimento inicial de 3.321 vagas, sendo 1.930 para professores com carga de 16 horas semanais e 1.391 para docentes com jornada de 30 horas. A validade é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
 

Páginas do Diário Oficila:
 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Começaram as inscrições para 11 cursos do Pronatec


Começou nesta quarta-feira (23), as inscrições para 11 cursos profissionalizantes, em diversas áreas. As inscrições prosseguem ate o dia 29, das 9 às 16h. Os cursos são desenvolvidos em parceria entre a Secretaria da Família e Assistente Social e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados em aproveitar esta nova chance para se profissionalizar e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho, não devem perder.

 Para se inscrever é necessário que o interessado tenha entre 16 e 59 anos e apresente CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, cartão do Número da Inscrição Social (NIS), que e obrigatório. No ato da inscrição o candidato receberá um comprovante com a data para realização da matricula e quais os documentos são necessários para apresentar no Senac.  A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de junho.

 Isabela Martins Alves, de 18 anos, disse que já concluiu o ensino médio. “A população em geral deve aproveitar cada vez mais as oportunidades de participar dos cursos que estão abertos. Muitas pessoas sobrevivem hoje do que aprenderam nos cursos e quem tiver interesse, com certeza será incluído no mercado de trabalho”, afirmou Isabela Martins.

Confira os Cursos:

Agente de informações turísticas
Camareira em meios de hospedagem
Recepcionista em meios de hospedagem
Organizador de evento
Atendente de lanchonete
Auxiliar de cozinha
Bartender
Garçom Básico
Padeiro e confeiteiro
Pizzaiolo
Almoxarife

Veja dicas para escolher a profissão ideal

Senhores Responsáveis

No dia 26/05/2012(sábado) às 8:00h  haverá a entrega dos boletins. Contamos com a presença de todos!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

 Novo cartão de gratuidade nos transportes

 09/05/2012 - 17:01h - Atualizado em 09/05/2012 - 17:01h
Alunos deverão possuir o RG Detran RJ

Em breve, a Secretaria de Estado de Educação substituirá o atual cartão de identificação do estudante por outro mais abrangente e seguro, que terá como base o registro geral (Identidade Civil). Para adquirir o novo cartão de gratuidade nos transportes públicos, o aluno deverá possuir RG emitido pelo Detran RJ.

A Carteira de Identidade será pré-requisito obrigatório para a aquisição dos novos cartões, que substituirão os que estão em uso atualmente. O estudante que não tiver o documento perderá o direito de acesso gratuito aos transportes com bilhetagem eletrônica.

Quem possuir RG emitido por outro estado ou pelo Instituto Félix Pacheco deverá providenciar o RG Detran RJ, comparecendo a um dos postos do Detran ou do Rio Poupa Tempo. Logo após receber o documento, o estudante deverá apresentá-lo em sua unidade escolar e solicitar a inserção dos dados no sistema Conexão Educação.

A nova medida evitará transtornos, como o cancelamento de cartões por matrícula duplicada, pois o RG será o número de identificação que acompanhará o aluno durante todo o período em que estiver matriculado na rede estadual Seeduc, mesmo que seja transferido para outra unidade escolar.

A obrigatoriedade da Carteira de Identidade, emitida pelo Detran RJ, visa intensificar o controle sobre os recursos públicos utilizados com o transporte escolar, além de promover o exercício da cidadania, incentivando os alunos a possuírem sua identificação civil, que abre portas para a participação em concursos públicos, bolsas de estudo, entre outros benefícios.

Para mais informações sobre a identificação civil, documentos necessários e postos de atendimento, acesse o site do DETRAN (http://www.detran.rj.gov.br) ou do Rio Poupa Tempo (http://www.riopoupatempo.rj.gov.br). 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

 

 Projeto Reforço Escolar 2012

 04/05/2012 - 09:26h - Atualizado em 04/05/2012 - 09:26h
Alunos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, e gestores podem participar do projeto

Alunos e professores que queiram participar do Projeto Reforço Escolar 2012, fiquem atentos às normas. A SEEDUC em parceria com a Fundação CECIERJ visando priorizar ações qualitativas na educação, tendo como foco as necessidades de Letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático para os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular das escolas que apresentaram padrões de desempenho baixo e intermediário nas avaliações diagnósticas realizada pela Secretaria de Estado de Educação em 2011.

Confira as regras:

ALUNOS (1ª e 2ª série do Ensino Médio)
• Estar matriculado em uma das Unidades que possua turmas de Reforço Escolar;
• Participar ativamente das aulas oferecidas no contraturno, duas horas por dia, duas vezes por semana, utilizando material didático diferenciado.

PROFESSORES
O Projeto Reforço Escolar 2012 apresenta um método inovador e atrativo, ofertando material didático para o aluno e para o professor. Você professor participará de capacitação, sendo 8 horas de capacitação presencial, aos sábados e 8 horas de capacitação à distância.

1- Quanto ao Critério de elegibilidade dos professores:
Podem se inscrever para o Projeto Reforço Escolar
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação;
• Os professores excedentes de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino;
• Os professores excedentes, habilitados em Língua Portuguesa e matemática. Os professores (que ainda não foram habilitados no Sistema Conexão Educação) deverão comparecer à Regional munido da documentação necessária, para que a Inspeção Escolar o habilite em Língua Portuguesa e matemática, após verificação da documentação;
• Os professores excedentes de disciplinas de ingresso que NÃO apresentam carência no Município de Lotação, de acordo com o parecer da Coordenação de Gestão de Pessoas da Regional;
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação;

2- Quanto à Remuneração:
I – Professores Excedentes
Os referidos professores terão a carga horária excedente alocada no Projeto Reforço Escolar e receberão 1 tempo semanal de GEEP referente h/a da capacitação/planejamento (o valor da GEEP será equivalente ao valor da GLP);
II- Professores optantes por GEEP (Gratificação de Encargos Especiais por Projetos)
Os referidos professores receberão 3 tempos semanais de GEEP, por turma, pelo número de horas trabalhadas referente ao Projeto Reforço Escolar + carga horária de Capacitação/planejamento;
Atenção: É importante confirmar sua adesão ao Projeto, acessando o DOCENTE ONLINE garantindo sua alocação para o início das aulas.

GESTORES
• Orientar e estimular a participação dos alunos e professores no Projeto;
• Alocar o professor na turma do Projeto Reforço Escolar;

Quanto à alocação das aulas, acontecerá da seguinte forma:
1ª série – 04 tempos de aulas (02 tempos para cada disciplina) no contraturno em dois dias semanais.
2ª série – 04 tempos de aula semanais (02 tempos dentro do horário da turma para uma disciplina e 02 tempos no contraturno para a outra disciplina). A escolha da disciplina ficará em cargo da Direção ou disponibilidade do professor
• Solicitar a liberação de GEEP para docentes optantes por GLP/GEEP através de planilha ao Coordenador de Ensino da Regional

Professores Excedentes procure sua Regional, a partir de 04 de maio de 2012, para que você possa ser alocado nas escolas com o Projeto Reforço Escolar 2012.

Clique aqui e veja a relação das Unidades Escolares que possuem turmas de Reforço Escolar Diurno.

Parabéns Ana Angélica!!!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tudo começou em Chicago, nos EUA

Por que comemoramos o Dia do Trabalhador em 1° de Maio? Você sabe?

Tudo começou em Chicago, nos EUA
menosmais
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Dia do Trabalhador no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
Ururau
Siga: twitter.com/siteururau

Última semana para inscrição no pré-vestibular social do Cecierj

Reprodução
Curso gratuito oferece 6,4 mil vagas em 56 polos de 39 municípios
Curso gratuito oferece 6,4 mil vagas em 56 polos de 39 municípios
mais menos
Quem quiser se preparar gratuitamente para concorrer a uma vaga nas universidades tem até a próxima segunda-feira (07/05) para se inscrever no Pré-Vestibular Social do Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Iniciadas no dia 24 de abril, as inscrições devem preencher as 6,4 mil vagas oferecidas em 56 polos do Cecierj de 39 municípios do estado.

As aulas, que em Campos acontecem no Liceu de humanidades,  serão dadas sempre aos sábados. Há polos, porém, que oferecem curso à noite e à tarde durante a semana. O curso é aberto para qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja no último ano do Ensino Médio, mas é dirigido especialmente para atender quem não tem condições de arcar com os custos de cursinhos particulares.

O curso oferece todas as disciplinas do Ensino Médio exigidas nos vestibulares. O aproveitamento tem comprovado a eficiência do ensino, de acordo com a diretora do Pré-Vestibular Social, Maria Bastos, com a aprovação de um grande número de candidatos nas provas das universidades.

Somente em 2011, cerca de três mil alunos que fizeram o pré-vestibular social foram aprovados no vestibular do Consórcio Cederj (Curso Superior à Distância),fora um bom número de aprovação também na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Os documentos necessários à inscrição podem ser entregues até o dia 8 em qualquer das urnas coletoras existentes nos locais relacionados no site ou enviando-os pelos Correios, sempre em envelope fechado.

Os documentos exigidos são: folha em branco com nome e o número de inscrição com a sigla do polo; cópia do CPF; cópia da identidade ou da carteira de trabalho;cópia do comprovante de escolaridade; texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado de, no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social; cópias dos comprovantes de rendimentos; e cópia integral da conta de energia elétrica mais recente.