segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vamos recordar alguns eventos que aconteceram em nossa escola ....

Culminância do Folclore- Agosto/2010

O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ida à UENF

Ida à UENF

Acontecimentos que fazem a diferença no processo ensino- aprendizagem

domingo, 12 de setembro de 2010

Vacina HPV


A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Saúde, Cândida Barcelos, explicou que a imunização vai acontecer em 3 doses. A primeira fase vai de 13 de setembro a 13 de outubro. A 2ª etapa da campanha acontecerá em novembro deste ano e a 3ª em março, após o período de férias. A meta é imunizar 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 15 anos. Para isso, a prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões. A medida tem o objetivo de atingir, principalmente, quem ainda não teve experiência sexual e, por isso, não teve contato com o vírus.

- Oferecer a vacina nas escolas é a garantia de que as meninas completarão todo o ciclo de imunização, tomando as 3 doses completas e, consequentemente, a garantia de que o dinheiro público será bem investido. Dificilmente, teríamos sucesso, se esperássemos as meninas retornarem ao posto de saúde para tomarem todas as doses. Somente no Colégio Laura de Vicunha, da rede Salesiana, 584 meninas nessa faixa etária serão imunizadas – disse Cândida.

Copiei este texto do Blog da minha amiga Mariângela, que por sinal é muito antenada...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dia da Independência

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

2ª Fase da OBMEP 2010

Toda a comunidade escolar parabeniza e deseja uma boa sorte aos nossos queridos alunos que irão passar pela 2ª Fase da Olimpíada de Matemática neste sábado dia 11/09/2010.
  São eles:

Allef Pereira, Alyne da Silva, Amanda Rodrigues, Ana Carolina Macabu, Ana Luiza Pinheiro, Ariane Sandra, Brenda Joe, Derik Silvano, Esthefani Cabral, Jhonatan Leal, Kelly Regina, Kezia Matias, Lais da Silva, Layan Pereira, Lendro do Nascimento, Lorrana Felipe, Lucas Oliveira, Lucas Pinheiro, Lucas Soares, Luiz Fernando de Oliveira, Marcos Vinicius Rodrigues, Matheus Cezilio, Milena Crespo, Pablo Regis, Paulo Cesar Manhaes, Rafaele Gomes, Sara Tavares, Suellen da Silva, Tamara Roberta, Tamyres Marmelo, Vanessa da Silva, Vitor Rosa, Welton Azevedo, Wesley Ramos e |Wesllaine Caneca.