Tecnólogo em Telecomunicações



Tecnólogo em Telecomunicações

 

·         Duração média do curso

3 anos.

·         Salário inicial médio

1300

O que é

O Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações é o profissional qualificado para trabalhar nas empresas que produzem ou vendem equipamentos e serviços de telecomunicações, atua em empresas que utilizam sistemas de radiotransmissão, telemática, telefonia fixa e celular, televisão aberta e a cabo, internet etc. saiba mais »

O que faz

Este profissional desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais digitais e analógicos por meio de satélites, cabos metálicos, fibras ópticas e microondas. Aperfeiçoa o padrão de qualidade dos sinais e faz o controle dos equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Pode também atuar nas redes de telefonia fixa e móvel, gerencia a operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a comunicação de dados a distância. Realiza o planejamento, a utilização de redes LAN, WAN, internet e intranet. Pode efetuar a análise de projetos de telecomunicações, presta suporte técnico e opera sistemas que envolvam fibras ópticas, antenas e satélites.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Expressar habilidade para se comunicar Habilidade para trabalhar com máquinas e equipamentos.

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de análise e abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

No final de 2007, o Brasil atingiu a marca de 112 milhões de aparelhos celulares, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Tanto operadoras de telefonia celular e fixa, como empresas fornecedoras de redes de telecomunicações, estão sempre em busca de profissionais qualificados. As vagas estão espalhadas por todo o país, mas o maior número de postos de trabalho está concentrado em São Paulo e no Rio de Janeiro, sedes das principais empresas do setor. saiba mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário