Sistemas Elétricos


Sistemas Elétricos

Tecnológico

O tecnólogo em Sistemas Elétricos atua tanto em nível operacional como estratégico. Além de montar, instalar e operar equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tanto na zona rural como na zona urbana, ele conhece todos os aspectos relacionados à produção, distribuição, comercialização e utilização de energias, especialmente as renováveis. Entre suas atribuições está testar aparelhos elétricos e garantir o funcionamento de geradores, transformadores e redes de eletricidade. Ele implementa o acionamento eletrônico de turbinas e automatiza procedimentos em usinas. Domina a regulamentação do setor energético e ambiental, o que lhe permite implementar políticas de gerenciamento energético. Pode atuar nas áreas de venda e assistência técnica de instrumentos de alta e baixa tensão, de iluminação e de conservação de dispositivos automáticos. Pode trabalhar também em indústrias e empresas de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações e construção civil. Ou dar consultoria na implantação de sistemas de acionamentos industriais e técnico-comerciais.

O mercado de trabalho

De acordo com o Plano de Expansão de Energia, da Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia, nos próximos dez anos o setor elétrico receberá investimentos de 214 bilhões de reais nos segmentos de geração e transmissão de energia. Dessa maneira, o setor se manterá aquecido. "As concessionárias de energia e as empresas da área de manutenção elétrica procuram esse profissional para atuar na otimização do consumo de energia. A procura é tão alta que os alunos já saem da faculdade empregados", afirma a professora Cintia Gonçalves, coordenadora do curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Outra opção é trabalhar na área de gestão e comércio de energia. Nesse caso, o profissional é contratado para fazer a ligação entre as concessionárias e as grandes empresas que compram pacotes fechados de energia. A área de venda de equipamentos elétricos também tem demandado tecnólogos. Sul e Sudeste concentram a maior parte das vagas de trabalho, mas a instalação de indústrias no Nordeste aquece o mercado por lá, indicando novas contratações para os próximos anos.

Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).

O curso

Você tem de encarar logo no início muita física, matemática e estatística. Depois, aprende eletricidade, eletrônica de potência, instalações prediais e industriais e fontes e conservação de energia, entre outras disciplinas específicas. Esse é o currículo básico, mas a ênfase pode variar conforme a escola. Algumas focam em transmissão e distribuição de energia, enquanto outras se voltam mais para sistemas de energia elétrica. As instituições costumam exigir estágio de seis meses e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: três anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário