Professores da rede participam de formação tecnológica
Professores participam da formação promovida pela Microsoft
Orientadores tecnológicos e professores de Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e de Polos de Tecnologia Educacional (PTEs) participaram, nos dias 19 e 20 de maio, de uma formação para tutores promovida pela Microsoft e pelo Instituto Paramitas. Realizada no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, sede do NTE Rio 1, na Barra da Tijuca, a formação reuniu cerca de 60 participantes, de todo o estado, para a apresentação e sensibilização do programa Aluno Monitor. A iniciativa tem o objetivo de capacitar estudantes da rede pública estadual para o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos.
O Aluno Monitor começa com uma formação de 280 horas para os professores. Na primeira etapa, de 140 horas, os participantes assistem a quatro horas de aulas presenciais – como as que aconteceram no C.E. Vicente Jannuzzi – e cumprem as horas restantes a distância. Na segunda fase, cada professor tem que formar uma turma com pelo menos 30 alunos para 140 horas de tutoria. Ao fim do curso, eles recebem um certificado de tutor e o aluno uma certificação pelo cumprimento das 140 horas.
Nos dois primeiros dias de curso, os professores se cadastraram e navegaram na plataforma para conhecer o programa da Microsoft, voltado para o aluno. Houve também uma palestra de sensibilização, a fim de passar para eles a importância deste diferencial para os estudantes da rede, que passam a ter um certificado. “A formação dos professores acontece juntamente com a do estudante. Como nós fizemos a abertura do programa com cerca de 60 tutores, teremos um alcance de 1.800 alunos”, calcula a coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Daise Gomes.
O aluno só precisará cumprir a parte presencial com o professor. Os 300 participantes com os melhores desempenhos serão convidados à fase dois, o Desafio Digital, em agosto ou setembro. Serão mais 140 horas de formação, a maior parte delas também a distância, dividida em três etapas: Website, Simulador de Robô e Games. Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços: www.alunomonitor.com.br e www.desafiodigital.com.br.
Fonte: Conexão Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário