quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Faculdade ou Curso técnico?

Faculdade ou Curso Técnico? Este artigo faz uma comparação e algumas dicas.

Esta pode ser uma dúvida para muitas pessoas, afinal, tanto a faculdade como o Curso Técnico tem suas vantagens e desvantagens. O valor do curso, o tempo de duração, aulas expositivas versus aulas práticas, tudo isto pode e deve pesar na hora de decidir entre Faculdade ou Curso Técnico.
Mas, quais as características mais importantes? Como são as aulas em um curso superior e no curso de nível técnico?

Curso técnico

O curso técnico tem a característica de ser mais prático e atacar o problema sem muitos rodeios. Normalmente, o curso técnico prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho agora, ou seja, é um curso muito focado nas necessidades do dia-a-dia das empresas.
Outro fato a ser considerado é que o curso técnico é de curta duração, normalmente 1000 a 1200 horas, o que torna necessário focar apenas nas questões fundamentais, deixando de lado outros fatores como pesquisa e muitos conteúdos teóricos.
Convém ressaltar ainda que alguns cursos técnicos têm um currículo muito específico, como é o caso do Curso Técnico em Web do Senac, que até onde eu sei não há similar em cursos superiores. Isto torna os cursos técnicos uma alternativa bastante viável, por oferecer realmente um diferencial em relação a uma faculdade.

Faculdade

Na faculdade ocorre o inverso do curso técnico. Há uma quantidade maior de disciplinas a cursar e também um enfoque mais teórico. Por serem cursos de longa duração, há mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar assuntos conceituais.
Os cursos superiores também focam disciplinas correlatas, coisa que não ocorre com muita freqüência nos cursos técnicos. Um exemplo disso é o curso de Sistemas de Informação que estou fazendo na UNIP, neste curso temos aulas de Legislação Trabalhista, Desenvolvimento Sustentável, Dinâmica das Relações Interpessoais, etc. Essas disciplinas não são exatamente de Sistemas de Informação, mas estão relacionadas de alguma forma.
É inegável que uma faculdade terá um peso maior no seu currículo, isto é fato! Sem contar que você poderá fazer depois uma pós-graduação ou uma especialização qualquer.
Deve ser avaliado muito bem antes de tomar uma decisão entre Faculdade ou Curso Técnico. Para aqueles que precisam trabalhar e que talvez dependam deste trabalho para financiar uma faculdade, a dica é fazer um curso técnico para tentar entrar logo no mercado de trabalho e depois cursar uma faculdade.
Podemos ainda considerar os cursos superiores de 2 anos, que tem característica de curso técnico, mas é uma faculdade. A procura por este tipo de curso tem crescido muito e pode ser avaliado como uma alternativa. Nessa categoria há também a faculdade a distância que teoricamente tem o mesmo conteúdo de uma faculdade presencial.
Avalie. Avalie de novo e decida-se.

Fonte: luis.blog.br

2 comentários:

  1. Meu nome é Luis Ribeiro, sou o proprietário do site luis.blog.br e identifiquei que um artigo meu foio publicado no site http://drphillippeuebe.blogspot.com.br de sua propriedade, especificamente nesta página:

    http://drphillippeuebe.blogspot.com.br/2012/08/faculdade-ou-curso-tecnico.html

    Em primeiro lugar quero expressar minha satisfação em saber que meu conteúdo lhe agradou e que também será útil aos seus leitores através do seu blog. Escrever um artigo não é fácil, demanda tempo, pesquisas e dedicação e saber que este conteúdo está agradando me deixa muito feliz.

    Gostaria também de aproveitar o contato para solicitar-lhe que o nome/url do meu site em “Fonte: Luis.blog.br” seja linkado (e não somente escrito em texto puro).

    Caso tenha alguma dúvida sobre como criar o link, segue o código para tal:

    Fonte: luis.blog.br

    Agradeço mais uma vez por ter me prestigiado e aguardo a inserção do link, colocando-me a disposição para qualquer dúvida ou ajuda necessária.

    Luis

    ResponderExcluir