quarta-feira, 13 de abril de 2011

Consciência ampla Cultural

Cantores, contadores de história, escritores, dançarinos e artistas famosos movimentarão o município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, entre os dias 13 e 17 de abril, no “Consciência Ampla Cultural”,projeto realizado pela distribuidora de energia elétrica Ampla em parceria com a Prefeitura da cidade. O festival, que tem entrada gratuita e acontece no Teatro Trianon, terá participação de artistas consagrados como Moraes Moreira, Danilo Caymmi e Stella Caymmi. A programação é voltada para públicos de diferentes faixas etárias.
Durante os quatro dias de evento, será possível participar de mesas de debate com escritores e pensadores como Antonio Torres e Jorge Mautner e compositores e contadores de história como Bia Bedran e Lúcia Fidalgo. Além disso, os participantes poderão assistir a sessões de cinema, espetáculos de música, dança e teatro, além de aprenderem mais sobre segurança e consumo consciente da energia elétrica.
O consumo responsável também será abordado no programa de variedades “Novas ideias para novos ideais”, apresentado pelo ator Bernardo Mendes e pelo ator e cantor Robson Luy. Ele convidará o público a responder questões que testam o conhecimento e a participar de entrevistas, jogos e brincadeiras.
Os artistas locais também terão espaço garantido no festival. O público poderá assistir a uma mostra de teatro com atores de Campos e da região Norte Fluminense, com a apresentação de esquetes que terão a curadoria de Caique Botkay, seguida de um debate com a dramaturga e diretora Alessandra Vannucci. Os grupos “O Baú que conta e canta”, “Faz de Conta” e “Nem te Conto” irão despertar nas crianças o prazer da leitura, conduzindo o público a vivenciar a magia presente nos livros de literatura. Já o contador de histórias Glauter Barros irá mexer com a imaginação em “Histórias daqui & dali”.
Na oficina “A Arte de Pintar”, ministrada pelos artistas Domi Junior e Aparecida Cássia, o público presente será convidado a explorar o lado artístico de cada um. Mesmo aqueles que jamais utilizaram um pincel poderão realizar o sonho de expressar seus sentimentos em telas confeccionadas de papel machê. O grupo Marionetes & Cia apresentam, através do espetáculo “Lixo? Eu não!”, uma visão contemporânea sobre o inevitável acúmulo de lixo na vida urbana e o que podemos fazer para solucionar esse problema.
O público infantil também terá diversão garantida no “Consciência Ampla Cultural”. O desenhista Daniel Azulay irá interagir com as crianças usando canções, arte e mágica e a cantora Bia Bedran contará em “Histórias de um João de Barro” clássicos da literatura emoldurados nas canções de Braguinha, enquanto a contadora de histórias Lúcia Fidalgo recitará contos literários para despertar o gosto pela leitura.
O produtor cultural Antonio Luiz Baldan, em parceria com o professor Paulo Heméritas, coordenam a Mostra Internacional de Filmes Curta-metragem de Animação. Sob o comando do artista plástico Deneir de Souza Martins, o público mirim criará brinquedos a partir de materiais recicláveis. Para isso, basta levar latas de refrigerante, garrafas PET, potes, tampas de maionese, pedaços de madeira e cerâmica e sucata de eletrodomésticos, entre outros resíduos.
Para saber mais, clique em Programa_Cultural_Campos_2011.
PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário