quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Meio ambiente - Profº Nivaldo

 No dia 12/08 o Profº Nivaldo apresentou para os alunos do Ensino Médio um vídeo sobre o desenvolvimento do Projeto Mundial Clean Up The World, que tem como principal objetivo a conscientização da preservação do meio ambiente, através da limpeza de praias.




O que é o Clean Up The World?

O Clean Up The World (CUW) é o nome dado ao dia da ação, “Vamos Limpar o Mundo”, que é comemorado no mês de setembro.

Criada na Austrália em 1989, a campanha vem promovendo em todo o planeta o Clean Up The World / “Vamos Limpar o Mundo”, um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos que existem, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, trilhas, etc coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas originadas por terceiros.O evento já envolveu 35 milhões de pessoas em 130 países.

Ele vem possibilitando, a longo prazo, mudanças de atitudes e comportamentos em nível global.A idéia é simples. Voluntários trabalham pela limpeza de sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para viver.

As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, departamentos de governos, organizações de consumo e indústrias e indivíduos dedicados ao meio ambiente.Os eventos de limpeza variam desde a coleta do lixo até campanhas educativas, concertos ambientais, exibições fotográficas, plantio de árvores e estabelecimento de centros de reciclagem.

Geralmente são realizados em lugares como praias, córregos, parques, entre outros definidos pelos comitês organizadores.

Como Começou o dia Clean Up The World / “Vamos Limpar o Mundo?”

O Clean Up The World / “Vamos Limpar o Mundo” foi fundado pelo mergulhador australiano Ian Kierman no ano de 1989, que preocupado com a poluição acumulada na Baia de Sidney, começou ele próprio a limpar os fundos marinhos australianos.

Um dia resolveu propor à Organização das Nações Unidas (ONU) a marcação de uma data dedicada à limpeza do nosso planeta.Após a ratificação da ONU a data ficou marcada para o mês de setembro, onde a partir disso ficou produzida a mensagem Clean Up the World / “Vamos Limpar o Mundo”, uma campanha para o engajamento do cidadão mundial nas questões ambientais.

No Brasil as atividades do Clean Up the World foram realizadas pela primeira vez em 1993, onde com a tradução do nome para o português, originou a frase titulo da campanha, “Vamos Limpar o Mundo”, que é utilizada como a marca do evento até hoje pelos participantes e organizadores do evento em todo território nacional.

Objetivos do Clean Up the World / “Vamos Limpar o Mundo”

Trazer junto aos cidadãos do globo uma atividade simples que ajuda positivamente os ambientes locais;

Compartilhar com todas as nações e culturas as informações e experiências práticas das organizações que participam da campanha;

Criar meios internacionais para focalizar as atividades de preservação e conservação, levantando desse modo a consciência entre os governos, indústrias e comunidades locais, para minimizar a poluição, gerar a reciclagem e o gerenciamento de resíduos.

As atividades do Clean Up the World / “Vamos Limpar o Mundo” incluem:

Recuperação e reciclagem de recursos;
Plantio de espécies de plantas nativas;
Educação e sensibilização ambiental;
Uso sustentável da água;
Gincanas ecológicas;
Palestras e exposições;


Para saber mais acesse:

Vamos Limpar o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário