sábado, 28 de abril de 2012

Processo Seletivo de Mobilidade Interna para Membro de Equipe da Comissão Permanente de Sindicância

 27/04/2012 - 15:52h - Atualizado em 27/04/2012 - 16:10h
A primeira etapa do processo seletivo começa hoje, dia 27 de abril

 Mobilidade Interna para Membro de Equipe da Comissão Permanente de Sindicância

ÁREA DE ATUAÇÃO
• Comissão Permanente de Sindicância como membro de equipe.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
• Nível Médio

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES BÁSICAS
• Análise de processos;
• Elaboração de despachos;
• Realização de sindicâncias;
• Orientação dos trabalhos de sindicância aos servidores das Regionais;
• Elaboração de documentos oficiais: comunicações internas, ofícios e outros.

PRÉ – REQUISITOS
• Ser servidor efetivo da SEEDUC, há no mínimo 3 anos;
• Não estar em regência de turma;
• Possuir, preferencialmente, conhecimento e agilidade nos trâmites dos processos administrativos;
• Não possuir anotação de penalidade em sua Ficha Funcional;
• Não estar respondendo processo de sindicância ou inquérito administrativo;
• Possuir, preferencialmente, conhecimento dos direitos, vantagens e obrigações dos servidores públicos constantes do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Rio de Janeiro – Decreto-Lei nº 220/79 e Decreto nº 2479/79;
• Estar ciente da importância de primar pelo sigilo das informações;
• Possuir conhecimento básico em legislação e normas regulamentadoras voltadas à Administração Pública;
• Domínio das ferramentas Microsoft Office;
• Boa redação e conhecimento de Redação Oficial do ERJ.

HABILIDADES E ATITUDES NECESSÁRIAS
• Planejamento, organização e controle;
• Capacidade de análise e de síntese;
• Tolerância à pressão;
• Fluência verbal e escrita;
• Proatividade e iniciativa;
• Criatividade e inovação;
• Atenção concentrada e difusa;
• Habilidade de negociação e articulação com outros setores;
• Comprometimento;
• Discrição, postura profissional e ética;
• Visão integrada dos processos;

JORNADA DE TRABALHO
• 8 horas diárias, num total de 40 horas semanais.

GRATIFICAÇÃO
• O servidor que atender ao perfil desejado receberá uma gratificação de R$ 1.800,00.

CRONOGRAMA


Etapas
Prazos
Período para envio de currículo
27/04 a 13//05/2012
Período para análise de currículos
27/04 a 16/05/2012
Convocação para Avaliação de Perfil
18/05/2012
Avaliação de Perfil
22/05/2012
Divulgação do resultado final
25/05/2012
Início das atividades nas Unidades
             02/06/2012


Para participar, converse com o seu Gestor e após, faça o download da ficha cadastral aqui, preencha a mesma e envie juntamente com seu currículo resumido até 13/05/2012, contando a sua vida funcional na SEEDUC, para processoseletivo@educacao.rj.gov.br ou entre em contato, através do telefone (21) 23328887.

Não se esqueça de preencher e enviar a ficha cadastral, em destaque, os itens relacionados: nome, matrícula, Unidade de lotação, cargo efetivo, disciplina de ingresso, disciplina de atuação, data de admissão, Coordenação ou Assessoria de interesse e o motivo da participação na mobilidade.

A omissão nas informações acima implicará na exclusão de sua participação.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O CE Dr Phillippe Uébe convida os Pais e Responsáveis para 1ª reunião informativa no dia 28/04, sábado, às 8 horas  nesta UE - na qual, serão apresentadas as linhas de trabalho para 2012. Participe!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ferramenta Pesquisa

Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:

• 1- Definir o Tema ou Pergunta Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.

• 2- Encontrar fontes seguras Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.

• 3- Interpretar as informações encontradas Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.

• 4- Desenvolver a produção escrita Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações

• 5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides

• 6- Apresentar a bibliografia utilizada. Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.


Fontes:
· Revista Nova escola
· Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade

Pra rir!!!


Ótima dica!!!

 
Página virtual que disponibiliza aulas digitais. Vale a pena dar uma conferida...


ENEM

O Enem 2011

Entenda as mudanças que ocorreram com a proposta do MEC de unificação do vestibular


Texto Camilo GomideMenina segurando livros
26 das 55 universidades federais adotarão o Enem como fase única do vestibular

Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2011 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni  e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares.

A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com o ministro Fernando Haddad o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. O ministro acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio. Para Haddad, essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro.

Mais informações http://educarparacrescer.abril.com.br/enem/
Fonte: Educar para crescer

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vagas para cursos de informática

 A Diretoria de Extensão do IFF Fluminense está oferecendo 180 vagas para iniciantes e pessoas que já tenham conhecimentos. Aberto para a comunidade externa. De 24 à 26 de abril.

Veja aqui o edital

Seeduc realiza contratação temporária de professor

 13/04/2012 - 14:13h - Atualizado em 19/04/2012 - 16:51h
As inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de abril

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira (13/04), a resolução que estabelece os procedimentos a serem adotados na contratação temporária de até 2.085 professores. Desses, 2 mil irão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, e 85 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A Seeduc ressalta que a seleção contemplará as disciplinas em que não há mais profissionais de concursos anteriores a serem chamados e suprirá as carências ocasionadas por afastamentos temporários e/ou licenciamento de professores efetivos. Além disso, visa a criar um cadastro para as disciplinas em que ainda há profissionais a serem convocados, mas em número insuficiente, para que Secretaria possa fazer as convocações de acordo com a necessidade.

As inscrições estão abertas e prosseguirão até o dia 27 deste mês (para os docentes II) e até o término do ano letivo de 2012 (para os docentes I), no site da Seeduc. Os interessados terão que preencher a ficha de inscrição e informar o seu currículo.

De acordo com as resoluções, os candidatos deverão realizar apenas uma inscrição, com CPF próprio, sendo desclassificado quem se inscrever com documentos de terceiros.

Confira aqui as resoluções:



Acesse abaixo:


Banda Fanfarra


Começou neste sábado(14/04) o ensaio da Banda Fanfarra nesta UE. O instrutor  responsável José Carlos
está bem otimista em relação à 1ª apresentação em setembro. Lembrando que os ensaios acontecem às terças e sábados. Interessados favor procurar a Coordenadora Carla Siqueira  na parte da manhã de 2ª à 6ª feira.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vestibular Cederj: inscrições abertas

 

 

Se você quer cursar uma universidade, mas mora no interior, longe dos centros universitários, ou não tem tempo de conciliar o trabalho com o estudo, fique atento. Estão abertas, até 20 de maio, as inscrições para 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro:  Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio .
Ao todo, são oferecidos 12 cursos de graduação a distância e o diploma de graduação é o das instituições de ensino. Este é o maior número de vagas oferecido desde que o consórcio foi criado. As inscrições serão feitas somente pela internet,  na página  www.vestibular.cederj.edu.br.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 45. As oportunidades são para os cursos de Administração (665 vagas); Administração Pública (438); licenciaturas em Ciências Biológicas (880); em Física (405); em História (250); em Letras (300);  em Matemática (783); em Pedagogia (763); em Química (248); em Turismo (286); Tecnologia em Sistemas de Computação (813) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250). Os cursos são oferecidos em 32 localidades, abrangendo todas as regiões do estado do Rio.
O edital, o manual do candidato e o link para as inscrições estão disponíveis no link abaixo:

Seeduc realiza contratação temporária de professor

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira (13/04), a resolução que estabelece os procedimentos a serem adotados na contratação temporária de até 2.085 professores. Desses, 2 mil irão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, e 85 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A Seeduc ressalta que a seleção contemplará as disciplinas em que não há mais profissionais de concursos anteriores a serem chamados e suprirá as carências ocasionadas por afastamentos temporários e/ou licenciamento de professores efetivos. Além disso, visa a criar um cadastro para as disciplinas em que ainda há profissionais a serem convocados, mas em número insuficiente, para que Secretaria possa fazer as convocações de acordo com a necessidade.
As inscrições estão abertas e prosseguirão até as 23h59 do dia 22 deste mês (para os docentes II) e até o término do ano letivo de 2012 (para os docentes I), no site da Seeduc. Os interessados terão que preencher a ficha de inscrição e informar o seu currículo.
De acordo com as resoluções, os candidatos deverão realizar apenas uma inscrição, com CPF próprio, sendo desclassificado quem se inscrever com documentos de terceiros.


Confira aqui as resoluções:


- Diário Oficial - Página 13

- Diário Oficial - Página 14


Acesse abaixo:

- Ficha de Inscrição


- Consulta do candidato a ficha de inscrição

FIRJAN e FIESP capacitam gestores de escolas públicas



FIRJAN e FIESP capacitam gestores de escolas públicas

Indústrias cariocas e paulistas uniram esforços para melhorar a qualificação dos gestores das escolas públicas dos dois estados. O resultado é a criação do Curso de Especialização Lato Senso MBA em Gestão Empreendedora – Educação, que irá formar empreendedores em educação capazes de interagir de forma criativa e inovadora na gestão escolar e no seu papel de líder da escola, tanto no campo pedagógico quanto no administrativo.
Autoridades assinam convênio de MBA para gestores públicos

Foto Junior Ruiz

O termo de cooperação assinado entre a FIRJAN, FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo) e os governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo nesta segunda-feira (09/04) estabelece que o programa educacional do MBA será oferecido na modalidade semipresencial (EAD) e beneficiará 4,4 mil gestores de escolas públicas de Educação Básica.

A meta é formar, nos próximos cinco anos, 1,2 mil educadores do Rio de Janeiro e 3,2 mil de São Paulo. Os alunos não pagarão nada pelo curso, que será custeado integralmente pela FIRJAN e FIESP.

“Essa parceria mostra um novo Brasil, em que o poder público não é o único responsável pelo futuro. FIESP e FIRJAN estão mostrando como deve ser a representação empresarial no país”, disse o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante a assinatura do termo de compromisso.

Autoridades aprovam iniciativa da FIRJAN

“Este projeto vem de uma ideia brilhantemente desenvolvida pela FIRJAN. Falei com o governador assim que o Eduardo Eugenio me propôs. Ele aceitou de pronto e agora estamos aqui concretizando algo que era um sonho poucas semanas atrás”, acrescentou o presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Também estavam no evento de assinatura da parceria, no Palácio dos Bandeirantes (Morumbi), os governadores do Rio e São Paulo, Sérgio Cabral e Geraldo Alckmin, e os secretários de Educação dos dois estados, Wilson Risolia Rodrigues e Herman Jacobus Cornelis Voorwald, entre outros.

“A FIRJAN é nossa parceira de primeira hora na recuperação que o Rio está vivendo. Onde nós ocupamos com UPP, eles entram em seguida para qualificar os moradores. Só posso agradecer. Tem duas maneiras de estimular o pessoal da educação: com salário e com investimento em qualificação”, disse o governador Sérgio Cabral.

Para o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, “o projeto piloto da FIRJAN foi de um sucesso imenso, com 99,9% de aprovação”.

A ação faz parte da “Proposta para um Brasil + Competitivo”, divulgada em dezembro do ano passado pela FIRJAN e FIESP. A proposta contempla ações conjuntas nos áreas de energia, logística, banda larga e educação, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas brasileiras, avançando, assim, na competitividade.

Investimento em educação

A oferta do MBA foi a forma encontrada pelas duas federações para contribuir com a melhoria do ensino público, já que o foco no desenvolvimento de uma conduta empreendedora possibilita que o gestor, ainda que empregado, possa agir como mantenedor de uma escola, visualizar novas oportunidades, inventar novas maneiras de fazer o que já sabe realizar, refletir sobre sua ação e sobre as consequências de sua gestão.

O programa também contribuirá para o gerenciamento de processos de ensino, podendo complementar o aperfeiçoamento do quadro de direção das escolas da rede de ensino público.

A iniciativa contabiliza investimentos totais de R$ 41,6 milhões, sendo R$ 9,6 milhões aportados pelos industriais do Rio de Janeiro, representados pela FIRJAN, e R$ 32 milhões pelos industriais de São Paulo, representados pela FIESP.

O curso terá duração de 360 horas e a grade curricular será composta por 14 disciplinas. Pelo convênio, as entidades ficam responsáveis pela seleção e contratação do estabelecimento de ensino superior para a execução do programa, fornecimento das instalações para os encontros presenciais, material didático, e ambiente virtual de aprendizagem.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Atenção Professores!!!

Favor acessar o sistema de Lançamento de notas para verificar se senha de acesso está ok. Caso contrário, favor procurar a Orientadora Tecnológica desta UE para solucionar o problema.

Reunião


Atenção!!!

Alunos inscritos na Banda Fanfarra, favor comparecer nesta UE  no dia 14/04(sábado) às 8 horas para a 1ª reunião.

Mais Educação - 2012

 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: é uma inciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens. Ele é um programa que teve inicio em 2008, e na nossa UE em 2010. É um programa Interministerial do qual fazem parte os Ministérios da Educação Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude.

Alvo do programa: os alunos matriculados na UE, portanto os alunos do + Educação, são os mesmos matriculados na escola para o curso regular.

Alvo dos recursos oferecidos do FNDE para o Mais Educação: despesas de alimentação e transportes de monitores; a contratação de pequenos serviços e aquisição de materiais de consumo e a aquisição de Kits de materiais definidos pelo programa.
      
   
   Este ano, a professora Carla Siqueira, assumiu esta coordenação, dando continuidade ao seu excelente trabalho que havia sido interrompido no segundo semestre de 2011.
  
   Apesar de não termos  uma estrutura física adequada para tantas modalidades, tentamos adequar as atividades desenvolvidas  nesta UE, de acordo com a realidade  de nossos alunos, objetivando contribuir para um melhor desempenho escolar. O programa trouxe, um novo olhar sobre a educação, buscando resgatar os valores éticos e morais, aprimorar e despertar de novos talentos e indicar caminhos a seguir para a realização de seus sonhos. A escola agradece a administração da Profª Carla Siqueira e pelo empenho dos Monitores demonstrado neste início de ano letivo, visando o sucesso deste programa.

Entre as atividades , são oferecidas:  Reforço escolar ( Letramento e Matemática ),  Futebol Feminino e Masculino, Hip Hop  e o mais recente Fanfarra.

Monitores:

Ana Amélia – Matemática
Edilane da Conceição – Matemática
Guilherme -  Futebol  masculino
Ramon -  Futebol masculino
Douglas – Matemática
Simone – Português
Maria  José – Português
Tammela – Matemática
Priscilla -  Futebol feminino
José Carlos -  Instrutor da Banda de Fanfarra
Edilane Rodgero -  Hip Hop
Edilane - Letramento

  



quinta-feira, 12 de abril de 2012

SAERJINHO - 1º Bimestre





Atenção às datas da aplicação do SAERJINHO no C.E. Dr Phillippe Uébe:

25/04 - Português e Matemática
26/04 - Ciências