quarta-feira, 14 de setembro de 2011

1º Encontro presencial do curso Aluno Monitor

 

Programa Aluno Monitor

O objetivo do Programa Aluno Monitor é promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos.
O programa é desenvolvido por meio de capacitações presenciais e pelo curso exclusivo. Foi produzido a partir da experiência presencial do Centro de pesquisas do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA) da Unesp de Bauru.
O Aluno Monitor é disponibilizado pela Microsoft via internet ou por CD-ROM, em parceria com as secretarias de Educação e seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
No primeiro semestre de 2004, o programa teve início nos estados da Paraíba e Goiás, e no segundo semestre em São Paulo, atendendo, direta e indiretamente, milhares de estudantes e educadores de centenas de escolas.
A partir de 2005, a secretaria de Educação do Estado de Pernambuco soma-se aos atuais parceiros do Programa Aluno Monitor, além de instituições de cunho não governamental e muitas outras que serão beneficiadas com o Kit Aluno Monitor, que garante uma autonomia para multiplicação cada vez maior desta grande solução para a educação brasileira.

Público-Alvo

O Programa Aluno Monitor é direcionado a:
  • Alunos de ensino ensino médio da rede pública;


Ação inovadora

O Aluno Monitor está trazendo uma contribuição valiosa para muitas escolas: abrir a porta do laboratório de informática. Com esta ação fundamental, gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade passaram a usufruir de uma tecnologia já disponível mas, muitas vezes, subutilizada ou mesmo abandonada.
O Programa já coleciona casos de sucesso e superação. Um exemplo é a história da professora Daniele Dias, coordenadora do laboratório de informática de duas escolas em Bayeux, localizada na Grande João Pessoa, na Paraíba.
Sem dispor de computadores com acesso à internet nas escolas, Daniele não teve dúvidas. Para dar seqüência ao curso Aluno Monitor, a professora levava os alunos para sua casa, em João Pessoa, onde podiam usar o computador pessoal dela.
Houve até casos de estudantes com dificuldade de aprendizado que, com o Aluno Monitor, encontraram nova motivação para se esforçar nos estudos.
Foi o que aconteceu com José Eduardo da Silva Alves, de 18 anos. Pouco motivado a freqüentar a escola, José Eduardo experimentou uma transformação em sua vida ao cursar o programa. Tornou-se um estudante aplicado e motivado, construindo um aprendizado não apenas para si, mas também transmitindo os conhecimentos recém-adquiridos para seus colegas.
Com as competências adquiridas neste programa, o aluno além de ajudar seus colegas, professores e comunidade, desenvolve qualificação para o mercado de trabalho, promovendo a socialização do jovem e a inclusão digital.
Ao permitir que educadores e estudantes alcancem seu potencial pleno por meio do uso de ferramentas da tecnologia, o Aluno Monitor pretende melhorar a qualidade do aprendizado e promover o desenvolvimento humano pela educação.

Participação e apredizagem

Por meio do curso, o aluno monitor torna-se apto a:
  • Monitorar os ambientes informatizados de suas escolas;
  • Auxiliar colegas e professores no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem;
  • Replicar as habilidades adquiridas a outros alunos monitores, garantindo a multiplicação do conhecimento.
Para os alunos, os objetos permitem:
  • Observação do fenômeno
  • Interação com a situação-problema
  • Interferência nos resultados observados

Ambiente colaborativo

O Programa Aluno Monitor disponibiliza um ambiente para formação on-line. Conta com ferramentas de gerenciamento e de interação, que possibilitam tanto a troca de experiências entre colegas, como a comunicação com o tutor, que é um professor que ajuda e avalia o aluno a distância.
Veja algumas delas:
  • Entre colegas
    disponibiliza um correio para troca de informações entre alunos da mesma turma;
  • Fórum
    utilizado para discussões de temas sugeridos nas atividades e para a avaliação do desenvolvimento do aluno monitor.
  • E-tutor
    comunicação direta com o tutor. Essa ferramenta é utilizada para consulta sobre dúvidas e para enviar resultados das atividades;
  • Reunião
    possibilita encontros síncronos, onde todos os participantes interagem sobre um mesmo tema em tempo real.
Orientadora Tecnológica Adriana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário