sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estado: Abrir nova conta é obrigatório

POR ALESSANDRA HORTO

Rio - A possibilidade de o servidor público estadual transferir o valor do salário que será depositado no Banco Bradesco para contas correntes de outras instituições não libera o funcionário da obrigatoriedade de abrir conta no banco vencedor da licitação, que ocorreu em maio. Alguns servidores estão assinando um requerimento para continuar a receber vencimentos no Banco Itaú, a pedido do próprio banco. Entre esses correntistas, há quem pense, de forma equivocada, que não precisará abrir conta no Bradesco.

Não é bem assim. Em nota, o Itaú esclareceu porque está oferecendo a continuidade da relação com os servidores estaduais : “A partir de janeiro de 2012, os servidores públicos estaduais do Rio deverão obrigatoriamente abrir uma conta salário na instituição indicada pelo governo do estado. Como a portabilidade bancária para os servidores públicos entra em vigor em janeiro, eles poderão optar por transferir integralmente seu salário para o banco de sua escolha”.
Já o Bradesco informou que “o processo de formalização de abertura da conta pelo servidor do Rio, para recebimento dos salários, foi ajustada para se dar início em 26 de setembro, próxima segunda-feira. De acordo com o edital de licitação, o Bradesco adquiriu o direito de administrar a folha de pagamento dos servidores do Rio”.

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou ontem o site www.mudancadeconta.rj.gov.br. A página traz o cronograma de apresentação e tira dúvidas mais frequentes (confira, ao lado, alguns exemplos). Para demais esclarecimentos, os servidores podem entrar em contato pela Central 0800-882-0202.

PENSÃO ALIMENTÍCIA

O site orienta que a pessoa que recebe pensão alimentícia do ex-cônjuge (esposo) deve abrir conta como os demais servidores. O pensionista poderá obter informação sobre a data para formalização da conta também por meio da Central de Atendimento. Será necessário apresentar o número do CPF.

CONTA CONJUNTA

Quem desejar migrar a conta corrente individual para a conjunta deve comparecer à agência onde tem o cadastro e, acompanhado pelo segundo titular, solicitar a alteração de um modelo para o outro. Ambos devem estar munidos de originais e cópias dos documentos de identificação e comprovante de residência.

PROCURAÇÕES

O Bradesco orienta quais procurações podem ser usadas para abrir conta dos servidores estaduais. Será necessário apresentar uma Procuração por Instrumento Público, lavrada em cartório, ou uma Procuração por Instrumento Particular, com firma do outorgante reconhecida em Cartório de Notas.

Fonte:
http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/9/estado_abrir_nova_conta_e_obrigatorio_194228.html
Por: Rodolpho

Nenhum comentário:

Postar um comentário