quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Presidente do Inep critica divulgação de ranking das melhores e piores escolas

BRASÍLIA - A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelas avaliações escolares, Malvina Tuttman, criticou a divulgação dos levantamentos em forma de ranking de melhores e piores escolas pelos meios de comunicação. O Inep, ao divulgar os resultados de exames, apenas informa a nota das escolas, sem ranqueá-las.
- Não gosto de ranking porque fortalece algo que não é verdade. Só sei quem foi o primeiro porque leio jornal - disse Malvina Tuttman, durante o Congresso Internacional de Educação, que acontece no Conselho Nacional de Educação.
- O uso de adjetivos para qualificar se uma escola é ruim ou boa não demonstra o reconhecimento de milhões de pessoas, professores, pais e estudantes - completou.
Para Malvina, há diferença entre medir e avaliar. Ela afirmou que ficou emocionada com a indignação de pesquisadores do Inep com a forma de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta semana.
- Não existe ser humano que possa ser qualificado por uma prova. Imaginem como deve estar um aluno da escola que aparece como a pior? Como ele está se culpando: "contribuí para minha escola ser assim e aparecer no jornal".

Por: Rodolpho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para Refletirmos:
E você, enquanto professor ou aluno, como se sentiria caso sua escola figurasse como a pior escola no ranking do ENEM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário