terça-feira, 13 de setembro de 2011

75% dos alunos levam bomba em Matemática

Rio - Resultados do Saerjinho, segundo simulado bimestral aplicado na rede estadual, em junho, revelam que 75% dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio obtiveram no máximo 3,3 em Matemática, numa escala de zero a 10. Só 1% dos alunos desta série tirou nota 6,7 ou maior.

Em Português, o desempenho dos alunos do 5º ano foi melhor: 37% tiraram boas notas, 54% ficaram na média (de 3,4 a 6,6) e apenas 9% tiveram notas vermelhas. A prova foi aplicada pela Secretaria Estadual de Educação para avaliar o nível de aprendizado de cerca de 360 mil alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio, nas 2 disciplinas. O próximo Saerjinho será dia 21 de setembro.

Das 1.255 escolas avaliadas, 34% evoluíram em Língua Portuguesa e 33% melhoraram em Matemática em relação ao 1º exame. Segundo o secretário Wilson Risolia, é muito importante que professores, diretores, pais de alunos e a comunidade escolar incentivem a participação dos estudantes. “A avaliação é boa para o aluno e fundamental para o futuro dessa criança. As questões seguem o mesmo modelo do Enem, que é exigido em todas as universidades”, diz Risolia.

Reforço para alunos e mestres com notas baixas e prêmio para melhores

Escolas que não se saíram bem no Saerjinho vão receber material pedagógico de apoio para reforçar o ensino de Português e Matemática. Os alunos receberão reforço escolar, com aulas no contraturno. A previsão é atender 80 mil estudantes e quatro mil professores, que participarão de cursos de formação continuada em convênio com universidades públicas.

Alunos das escolas com melhor desempenho participam do projeto Jovens Turistas. O primeiro grupo foi do Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca. Durante três dias, eles se hospedam em hotéis na cidade e visitam museus, feiras e exposições.

Estado entrega notebooks

Com 6 meses de atraso, 20.645 alunos mais bem-colocados no Sistema de Avaliação da Educação do Estado (Saerj), em 2010, vão finalmente receber, no dia 27, os notebooks prometidos pela Secretaria de Educação. A avaliação em Português e Matemática foi aplicada em dezembro para 1 milhão de alunos. O governador Sérgio Cabral fará a entrega simbólica para 250 estudantes no Theatro Municipal. Os outros serão premiados em suas cidades.

Ranking

MELHOR NO INTERIOR
A 1ª colocada é do interior: Ciep Governador Leonel de Moura Brizola, em Cambuci

SÃO GONÇALO: DESTAQUE
Entre as 20 escolas com melhores desempenhos, 6 são de S. Gonçalo, na Região Metropolitana. Das 10 melhores, as outras 9 são: Ciep Professor Djair Cabral Malheiros (S. Gonçalo); E.E. Cônego Goulart (S. Gonçalo); E.E. José de Paula Barreto (Conceição de Macabu); C.E. Candeia (Rio); E.E. Sucena Jasbick Alexandre (Campos); Ciep Mário César Gomes da Silva (Cachoeiras de Macacu); C.E. Monsenhor Ivo Sante Donin (Sumidouro); E.E. Maria Isabel Rangel de Araújo (Campos); Ciep Professora Marlucy Salles de Almeida (Niterói).

ENSINO INTEGRADO

Escolas de Ensino Médio Integrado, como o Nave, na Tijuca, e o Nata, em S. Gonçalo, voltadas para o mercado de trabalho, se saíram melhor do que as de ensino regular.

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2011/9/75_dos_alunos_levam_bomba_em_matematica_190174.html

Por: Rodolpho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Há limite na responsabilidade do professor? O que podemos fazer para melhorar este quadro caótico?

    ResponderExcluir